O Saae de Luz participou do 51º CNSA realizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O evento atraiu líderes, gestores, agentes governamentais e da iniciativa privada que pensam, planejam, estruturam e cuidam do saneamento básico em diversas cidades do País.
A programação contou com atividades e momentos de reflexão sobre os contextos e desafios para o saneamento, trazendo, também, informações atualizadas sobre o que há de mais inovador no setor, dentre as ações diferentes momentos de debates, seminários, minicursos, painéis temáticos, mesas-redondas, visitas técnicas e apresentações de trabalhos realizados em diferentes partes do Brasil.
Ainda, quatro painéis com foco principalmente nos desafios mais observados atualmente para o setor, como a regionalização do saneamento básico e a universalização dos serviços de saneamento nos municípios. Os painéis reúnem profissionais de diferentes partes do País, para aprofundarem na discussão sobre os temas propostos.
As mesas-redondas da programação proporcionaram mais conhecimento e reflexões importantes. Ao todo, forão sete momentos de debate entre profissionais reconhecidos do setor, sobre temas, como logística reversa, gerenciamento sustentável, normas de referência nacional, desafios da implementação do saneamento rural, parcerias público-privadas para a universalização do esgotamento sanitário, entre outros.
Além disso, o Congresso também possui a tradicional Feira de Saneamento, um espaço voltado para que os participantes conheçam as inovações tecnológicas para o setor e possam ampliar sua rede de contatos.
Para o Diretor do Saae de Luz e equipe, foi uma oportunidade para promover a troca de conhecimento entre os municípios, além de incentivar a prática de novos processos e tecnologias para a melhor gestão dos serviços públicos de saneamento básico.
|