PRINCIPAL   SOBRE O SAAE   FALE CONOSCO  
Análise de Efluente
Sistema de Água
Sistema de Esgoto
Sobre o SAAE
Dados Metereológicos
Unidades
Educação Ambiental
Dicas e Informações
Documentos
Fale com o SAAE
Licitações
Editais
Notícias
Vídeos
Jornal do SAAE
Dicas e Informações

    O QUE É O EFEITO ESTUFA?

           A atmosfera, a camada de ar que envolve o planeta Terra, é constituída por vários gases. Os principais são o Nitrogênio (N2) e o Oxigênio (O2) que, juntos, compõem cerca de 99% da atmosfera. Alguns outros gases encontram-se presentes em pequenas quantidades, incluindo os conhecidos como “gases de efeito estufa”.Dentre estes gases, estão o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e também o vapor d’água. Esses gases são denominados gases de efeito estufa por terem a capacidade de reter o calor na atmosfera, do mesmo modo que o revestimento de uma estufa para cultivo de plantas. O efeito estufa é um fenômeno natural. O vapor d’água e o dióxido de carbono têm a propriedade de permitir que as ondas eletromagnéticas que chegam do Sol atravessem a atmosfera e aqueçam a superfície terrestre. Contudo, esta mesma camada dificulta a saída da radiação infravermelha emitida pela Terra. Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor irradiado para o espaço, especialmente à noite, mantendo, assim, a Terra aquecida. Esse fenômeno acontece há milhões de anos e é necessário, pois sem ele a temperatura média da Terra seria 33ºC mais baixa e a vida no planeta, tal como a conhecemos, não seria possível.




Dez dicas para economizar água

•1. Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia. 


•2. Escovando os dentes
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira. 


•3. Torneira fechada
Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.


•4. Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.


•5. Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez. 


•6. Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!


•7. Mangueira, vassoura e balde
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água). 


•8. Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia. 


•9. Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.


•10. Pressão política 
Não adianta só economizar: é preciso participar ,incentivar as políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.


 

 
 SERVIÇOS ONLINE
    Espaço do Fornecedor
    Portal da Transparência
    Publicações Oficiais
    2ª Via de Conta
 LINKS ÚTEIS
    ASSEMAE
    Câmara Municipal de Luz
    COMUSB
    Prefeitura Municipal de Luz
    Projeto Jorginho
    SNIS-Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
 VISITE A ETE
Clique e saiba como agendar sua visita!
 DICAS DE ECONOMIA
Veja como alguns hábitos podem economizar bastante com água e ainda ajudar a preservar o planeta!
 EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conheça o programa de educação ambiental.
 TABELA DE PREÇOS
Saiba quanto custa a água que você utiliza. Clique e acesse a tabela de preços.
Saae - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153 - Bairro Monsenhor Parreiras
Centro Administrativo
Luz - MG - CEP 35595-000
ATENDIMENTO SAAE
(37) 3421-2019
Desenvolvimento: