PRINCIPAL   SOBRE O SAAE   FALE CONOSCO
Fale com o SAAE
Jornal do SAAE
NOTÍCIAS SAAE » Visualizar Notícia
 26/02/2014 - Governo Municipal inaugura Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito de Esteios

Uma data histórica para o Distrito de Esteios. Foi este o sentimento presente na solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto, realizada nesta segunda-feira, 24 de fevereiro. Dezenas de pessoas prestigiaram o evento, entre elas, muitas autoridades, como o prefeito Ailton Duarte, vice-prefeito, diretor do SAAE, Dálcio Cristiano Chaves, presidente da Câmara, Marcos Silva Oliveira, representantes dos deputados Tiago Ulisses, Adelmo Leão e Reginaldo Lopes, secretários municipais de Luz e da região, vereadores, funcionários da autarquia, além de alunos da Escola Estadual Capitão Dú.

José Carlos, Agostinho, prefeito Ailton, Gilson, Célio, Dálcio e Marcos

Também se fizeram presentes, o presidente da Fundação Nacional da Saúde - Funasa, Gilson de Carvalho Queiroz Filho, o superintendente Estadual da Funasa, engenheiro Célio Rios e o ex-prefeito Agostinho Carlos Oliveira, que no seu mandato teve início esta obra.

A obra de construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito de Esteios é um projeto que custou cerca de R$ 1 milhão e 700 mil com verba concedida pela Funasa, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, do Governo Federal.

O município de Luz adquiriu o terreno e firmou o compromisso de acompanhamento conjunto de execução e fiscalização da obra. A operação da ETE está a cargo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Luz.
A obra é constituída por rede coletora e ligações prediais, além das lagoas, leito de secagem e casa de controle. No total, são 6.200 metros de rede e 285 ligações prediais. O esgoto coletado nas residências é conduzido à estação elevatória. Em seguida, tem início o tratamento biológico, por reator anaeróbio e duas lagoas facultativas.

O projeto conta com interceptores, elevação e sistema de tratamento com capacidade para tratar cerca de 100.000 litros/dia de esgoto, com lançamento do efluente tratado no Córrego Capão.

A instalação da ETE trará melhores condições ambientais, com impacto direto na saúde e no bem-estar da comunidade do Distrito de Esteios, além de contribuir significativamente no aspecto pedagógico em razão de sua visibilidade em termos de cuidado ambiental.

Em suas considerações, o ex-prefeito Agostinho disse que a construção da ETE era um antigo sonho que se realizava, pois tinha sido a principal prioridade de Esteios durante a realização do Plano Plurianual Participativo – PPA, em 2009. “Se o povo não se mobiliza, não sonha, não reivindica, as coisas não acontecem. A construção da ETE foi escolhida prioridade número um pelo povo de Esteios e cinco anos depois esse sonho se concretiza. Portanto, é um momento de comemoração, mas também de agradecimentos aos deputados parceiros, Adelmo Leão e Reginaldo Lopes, que muito nos ajudaram nessa caminhada”. O ex-gestor ainda ressaltou a importância da atual Administração em dar continuidade a obras como esta, que somam para a melhor qualidade de vida dos esteienses e luzenses.

O diretor do SAAE, Dálcio Chaves, fez questão de ressaltar o empenho e dedicação de todos que não mediram esforços para que a obra fosse realizada, melhorando assim, a qualidade de vida dos esteienses. “Hoje é um dia para se comemorar, pois foram muitos os desafios até a conclusão da obra. Todos foram e são muito importantes nesta caminhada. É o fruto do trabalho de muita gente. É momento também de agradecer à Funasa que disponibilizou os recursos necessários não apenas para a construção da ETE, mas também da Estação de Tratamento de Água – ETA”, disse Dálcio.

Assim como todos que fizeram o uso da palavra, o prefeito Ailton Duarte ressaltou a importância da construção da ETE para aquele Distrito, fruto da perseverança política. “A gente fica feliz em ver o tanto que nosso distrito evoluiu. São muitas coisas boas que Esteios têm ganhado e vai ganhar muito mais. Outro exemplo é o asfaltamento da estrada Luz/Lagoa da Prata que também irá beneficiar nosso distrito”, ressaltou o Chefe do Executivo.
Ele mencionou que a presença de representantes da Funasa foi muito importante para que conhecessem o trabalho que está sendo realizado e para que possam colaborar no processo de instalação do sistema de coleta de esgoto no Distrito do Campinho.

O presidente da FUNASA, Gilson Queiroz, disse que a inauguração da ETE de Esteios faz parte de um conjunto de obras que está sendo realizado no país. “A presidente Dilma tem insistido muito para que nós gestores não fiquemos apenas em Brasília, mas da necessidade de irmos a cada canto do país para conhecer a realidade de cada região”.

Gilson também ressaltou o empenho e dedicação dos mandatários municipais no processo de instalação do esgoto no município de Luz. “Sabemos do empenho e dedicação do prefeito e sua equipe. É importante vermos que os recursos que são liberados estão sendo muito bem aplicados. Luz é um exemplo para toda a região. Com certeza o sistema de esgoto vai trazer melhor qualidade de vida aos moradores do Distrito de Esteios”, finalizou o presidente.

SERVIÇOS ONLINE
    Espaço do Fornecedor
    Publicações Oficiais
    2ª Via de Conta
 LINKS ÚTEIS
    ASSEMAE
    Câmara Municipal de Luz
    COMUSB
    Prefeitura Municipal de Luz
    Projeto Jorginho
    SNIS-Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
 VISITE A ETE
Clique e saiba como agendar sua visita!
 DICAS DE ECONOMIA
Veja como alguns hábitos podem economizar bastante com água e ainda ajudar a preservar o planeta!
 EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conheça o programa de educação ambiental.
 TABELA DE PREÇOS
Saiba quanto custa a água que você utiliza. Clique e acesse a tabela de preços.
Saae - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153 - Bairro Monsenhor Parreiras